quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril, dia do planeta Terra.


Olá pessoal. Há muito tempo não atualizo este espaço, mas tenho acompanhado pelo analytics que mesmo "abandonado" o blog ainda continua bem frequentado. Agradeço ao google, que redireciona alguns internautas paraquedistas para cá, e aos leitores (paraquedistas ou não) que gostam do que lêem, voltam e/ou indicam outras pessoas para que conheçam este humilde espaço.

Acabei de descobrir que hoje é o dia da Terra. Isto mesmo, com tesão T maiúsculo, logo, me refiro ao nosso tão querido planeta (infelizmente nem tanto). Em comemoração a esta data tão importante sabem o que eu vou fazer? Exatamente a mesma coisa que eu fiz ontem, e pretendo fazer amanhã também. Viver sempre tentando difundir um pouco de consciência ambiental.

Vamos lá, um pouquinho de
história: o Earth Day foi criado em 22 de abril de 1970 quando o então Senador estadunidense Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquela dia mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países ao redor do mundo e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional.


Tá ok. Muito bonito e interessante, mas prefiro manter o meu argumento onde digo que é muito pouco efetivo que você se engaje em participar de alguma caminhada/passeata seja lá qual venha a ser o motivo, se você realmente não compra aquela idéia. E se você a compra, você não precisa de um dia marco para fazer as pessoas verem que você segue determinados idealismos.

Se você defende esta causa, tenha boas práticas ambientais no seu dia-a-dia. Quando converso com algumas pessoas sobre o que elas fazem em pró do meio ambiente já ouvi algumas vezes que elas não jogam papel de bala no chão. Mas e o que isso tem a ver com consciência ambiental? Isso é educação básica, coisa primária que toda criança deveria aprender em casa. A causa vai um pouco além disso, mas medidas simples podem fazer muita diferença.

Minha sugestão, no dia da Terra, homenageie-a não desperdiçando água. Internalize isto quase como uma oferenda. Se ensaboe no banho com o chuveiro desligado, escove os dentes com as torneiras fechadas, lave louças e talheres de uma vez e com mais eficiência... não lave a calçada, varra... regue as plantas com regador e lave o carro usando um balde no lugar de uma mangueira. Diminua um pouco o tempo que demora no banho (sim, você pode e é capaz).

Não tenha dúvida de que estas atitudes surtirão muito mais efeito do que sair pela rua se esguelando e carregando faixas e cartazes no objetivo de se fazer notar e querer que alguém seja compreensivo com suas razões. Determinados extremismos eu costumo comparar com os evangélicos que ficam nos terminais de ônibus fazendo pregação querendo convencer alguém a desistir de seus pecados para ter uma vida com retidão como, eles. Eu quero mais é que estes caras se explodam.

Agoora se você consegue implementar na sua vida algumas atitudes que possam servir de exemplo, talvez seu vizinho um dia perceba que pode alterar de alguma forma o próprio comportamento. E se ele não notar, paciência... sua consciência estará tranqüila

Mais informações em: Dia da Terra no Wikipédia

Nenhum comentário: