terça-feira, 14 de abril de 2009

Brasil produz pintura automotiva à base de água


spray-graphic

A empresa Starquímica, de Indaiatuba (SP), desenvolveu um sistema de pintura automotiva que utiliza como componente de diluição um solvente universal (a água). O produto ainda é novo, e tem como vitrine apenas uma oficina em São Paulo conveniada com um grupo de seguradoras para fazer reparos automotivos.

Para a pintura de um veículo, hoje, são necessários 3 produtos: primeiramente o primer - aplicado em toda a carroceria através de um banho da mesma, tem a função de servir de base para a pintura. Aplica-se em seguida a tinta (ou base coat), da mesma cor que o primer. E finaliza-se o processo com a aplicação de um verniz, responsável pelo brilho e espelhamento da peça, após o polimento.

No mercado Europeu isto já é realidade. Dois destes três produtos (o primer e a tinta) já são produzidos à base de água. A inovação da empresa brasileira consiste em desenvolver um verniz com menor índice de resíduos para o meio ambiente. Todas as resinas utilizadas na confecção das tintas também são produzidas pela empresa, o que dá um incremento green ao seu apelo de marketing.

Esta empresa está atualmente entra as 3 tops do ramo. Só para a indústria automotiva ela fornece mensalmente 600 mil litros de tinta, e tem uma expectativa de crescimento para em 2010 fornecer 1 milhão de litros a este setor, dos quais 50% seriam ecologicamente corretos.

Fonte: MotorPasión

5 comentários:

Daniela Lima disse...

Nossa, q coisa boa essa tinta!!!

Edson Lopes Chaparro disse...

Eu já tinha visitado o seu blog há uns dois meses atrás.....está adicionado nos "meus favoritos"". Muito bom o conteúdo.
.
.Essa tinta me fez lembrar do produto TotalWash que o pessoal vende, para lavar carro sem uso de água! Dizem que funciona em termos!
.
.
Parabéns!
.

J. C. David disse...

gostei do curso acima, bem interessante..

e obg, pelo comentário, muito bom..

Carla disse...

Será q a produção de tinta vai pra frente?? Toamra!

Nossa, seu blog é muito interessante!
Sempre q puder, vou dar um pulo aqui!

Parabéns!

Cristian disse...

Eu acho que para uma reintegração da indústria brasileira no mundo essas coisas são necessárias. É show totalmente convincente o mundo que temos coisas novas para oferecer e nós podemos estar no topo da indústria global, neste caso, com pintura automotiva , mas espero que muitos mais para vir.