quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Urânio em Salvador!

Cerca de 5km do trajeto percorrido todos os anos por caminhões carregados de concentrado de urânio foram pintados com simbolos nucleares.

Na madrugada do dia 23/10/2008 o GreenPeace pôs a mão na massa novamente, desta vez na terra do São Salvador, da Bahia de Todos os Santos, que está quase gritando Deus nos acuda!

Para conscientizar a população sobre os malefícios da energia nuclear, 20 ativistas demarcaram o trecho em que o yellow cake (o tal concentrado de urânio) passa todos os anos na capital baiana, após sair do município de Caetité, interior do Estado, com destino ao porto da cidade de Salvador, de onde vai para o Canadá pare ser enriquecido e volta para abastecer as usinas Angra.

Esta demarcação foi feita ao longo de 5 km da avenida Bonocô, uma das principais vias de acesso à cidade, com sinais amarelos, simbolizando a radiação, com 2 metros de diâmetro, pintados em seqüência no asfalto até a entrada do porto de Salvador. Placas foram afixadas no acostamento para alertar pedestres e motoristas sobre o transporte de material radioativo pelo local.

O urânio que passa no local, como foi dito, é oriundo do município de Caetité, extraído de uma mina gerenciada pela empresa estatal Indústrias Nucleares Brasileiras (INB). Pela exploração desta mina, um estudo recentemente divulgado pelo GreenPeace aponta que cerca de 3 mil pessoas que vivem na área de influência do empreendimento estão expostas a altos níveis de contaminação por este urânio. Veja matéria aqui!

A ingestão de alimentos e água com urânio eleva a concentração deste metal pesado no esqueleto, na medula óssea e nos rins, elevando a potencialidade de mutacões genéticas (cancerígenas).

Há quem diga que a energia nuclear é a mais limpa de todas, por não poluir o meio ambiente durante sua geração. De fato é uma energia limpa, mas gera resíduos altamente tóxicos. Ai é um bom exemplo da necessidade de se fazer uma ACV. No Brasil o questionamento está longe de ser o bom uso do material nuclear, mas de fato o descarte deste material após o final da sua vida útil. Há quem diga que esta alternativa é a salvação energética para o mundo, mas diante de tantos seres irresponsáveis, se apoiar neste método pode ser a nossa sentença de morte. Com tanto sol por ai e tanto desperdício de energia, me parece um equivoco muito grande dizer que estamos na iminência de uma crise energética.

Leia mais sobre esta ação do GreenPeace aqui!

10 comentários:

Arte&Reciclagem disse...

Isso mesmo, vamos protestar ! Entra no meu blog e vote contra a decisão do governo federal de investir bilhões de reais de dinheiro público no Programa Nuclear Brasileiro.

Daiane Santana disse...

Cara ... eu não sou muito fã do Green Peace não... mas em partes é claro ... porque acho ele MUITO extremista e ele se depara com algumas contradições... mas tudo bem ...

no entando ... quanto ao post ... que é o que interessa... eu concordo plenamente, e vc fechou com chave de ouro ... realmente é até engraçado quando falam em crise energética ... "com tanto sol por aí" ehhehehe

Parabéns :*

RodrigO [OsBunitãO] disse...

Da hora!
Ótima atitude, o Green Peace tá aí pra isso! Tem que fiscalizar e protestar mesmo!

margareth disse...

...siceramente viu...
viva o greenpeace..a realidade é dura e deve ser encarada..
com delicadeza que nao tem como né!
cada uma..aiai...
O texto está ótimo mô.

SohTralhas disse...

Por essas e outras que faço Arquitetura e Urbanismo e pretendo me especializar em Gestão Ambiental e varias outras coisas voltadas para o meio ambiente :D

Poquiviqui disse...

tbm nao sou mto fan do greenpeace...

mas achei valido o protesto desta vez =)

Martin disse...

você conhece uma menina que faz parte do greenpeace tbm. o nome dela é LORENA

???

megadocumentarios.blogspot.com
megadocumentarios@hotmail.com

Eduardo Meireles disse...

Também... bem, eu não faço parte do GreenPeace.
Ao contrário de muitas pessoas, zelo pelo trabalho deles, mas não sou filiado. E não conheço pessoalmente ninguém que seja.

Ana Gabi disse...

muito legal o seu blog!
da pra fazer um trabalho legal em classe.

Vc é professor de matematica, né?
deve ser por isso que escreve de uma forma bem didatica e esclarecedora!

;)

marcos disse...

Bela iniciativa cara!! se eu pudesse até faria esse curso ae que vc destacou no começo do blog,continue assim precisamos disso


abraçoss