sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Orgulho em ser brasileiro

Bem pessoal, agora vamos a um momento patriótico, afinal, isto também é necessário para que tenhamos um mundo melhor. Para que aprendamos a valorizar o que temos de bom, para que possamos compartilhar estas experiências de sucesso com os outros, e reconhecer nossos defeitos de fato e assim trabalharmos para reverter este defeito em um efeito positivo.

O texto não é meu, mas senti a necessidade de compartilhá-lo com o maior número de pessoas tanto quanto fosse possível. Sei que tem gente que não gosta de receber correntes, e sinceramente eu sou um desses, então eu não poderia achar que este é o melhor método de divulgar. Mas enfim, eu tenho um blog e partindo do princípio de que quem entra aqui tem o propósito de ler algo interessante, reflitam sobre o texto abaixo. No e-mail em que o recebi informa que a autora é uma escritora holandesa, mas de nome desconhecido.

Agradeço enormemente à professora Margareti Nacamura, por tê-lo compartilhado comigo.
Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o
sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris , os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ' Como conquistar o Cliente'.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina .

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México , são apenas 300 empresas e 265 na Argentina .

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente..
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!!
O texto termina com a seguinte mensagem, que vou parafrasear da pessoa que originou o encaminhamento deste e-mail:

"Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!!!"

10 comentários:

Daniela Lima disse...

Oi!! Recebi este email tb, já encaminhei, vemos muitos defeitos em nosso país, ele tem mesmo, mas, tenho orgulho dele pelo povo, pela biodiversidade q apresenta, pela cultura, por pessoas q lutam p q ele seja melhor e não desitem nunca!!
Ah, no meio email veio q foi escrito por uma holandesa.

Bruno Battousai disse...

Muito bom cara, continue assim!

Lily Bandeira disse...

Parabéns pelo blog!

É importante se importar...

http://lilybandeira.blogspot.com

Eduardo Miguel disse...

- É no valor individual somado que temos o resultado de uma nação, é com gestos isolados a se somar como este que poderemos fortalecer valor através da educação e do empenho em apontar direção e caminhos.
- É certo que o país ainda jovem tem um longo caminho a percorrer e que alguns problemas deverão ser encarados com muito mais seriedade que tem sido observado, mas já estamos nos encaminhando, é hora de somar para poder dividir e retribuir as ações pelas reações, inercia não atitude já, valeu e parabéns a todos, nós somos o Brasil...

Luclecia disse...

Eu amo o meu país!!! Eu amo essa gente linda, criativa, que só precisa de mais respeito e dignidade. Se eu pudesse mudar uma coisa no meu Brasil seria: uma divisão mais justa das nossas riquezas.

Eu tb te amo Eduardo (no melhor dos sentidos), afinal vc é brasileiro!! hehehe
Bjos

Arte&Reciclagem disse...

Nossa, é verdade. Adorei o texto.
Entre outras (e muitas) coisas, destaco nossas eleições. É um orgulho saber q., enquanto nós descobrimos no mesmo dia em quem votamos, a terra do Tio Sam demora até 15 dias...Viva Nóis !

Eduardo Meireles disse...

Pessoal, obrigado pelos comentários... eu sempre digo que este blog para mim não é trabalho, mas um hobbie, e fica muito mais prazeroso saber que ele vem realmente sendo acompanhado...

Daniela, sobre o email, o no qual eu recebi este e-mail também dizia que a autora era holandesa... Margareti é o nome da minha professora que o encaminhou para mim.

Novamente, obrigado a todos.

Eduardo Meireles

Pingo de Leite disse...

Realmente, o Brasil é "menosprezado" muito + pelos seus patriotas do que pelos estrangeiros...
Entretanto, quando se fala em cultura e tradição, é preciso conhecer o Rio Grande do Sul. Nasci em Sampa e moro aqui pelo menos a metade de minha idade. Confesso que nunca vi um povo tão unido pelas raízes. Os autores mais admirados aqui são daqui msm. O melhor por-do-sol é da daqui. As pixações nos muros, em sua maioria, não que isso seja correto, mas atacam diretamente o governo. Se vamos para outro estado, levamos nosso chimarrão e nos servimos em uma praça qq, como costumamos fazer aqui, propagando nossa cultura e demonstrando que não nos envergonhamos de nossa cultura. Viu só como isso é contagiante? Até eu, paulistana, me sinto gaúcha nata!

Mimirabolante disse...

Temos Urna Eletrônica e nosso sistema de votação é elogiado..... Temos grandes cientistas .....E um sistema de Banco de Leite Humano copiado por vários países....Eu me orgulho !!!!Parabéns !!!Lindo e mt oportuno o texto......

GISELE LOPES disse...

verdadee
parabéns...seu blog é ótimo...
eu tenhomuito orgulho se ser brasileira....tenho sim vontade de conhecer outros países...mas antes quero conhecer o meu querido País...pelomenos as capitais.
bjo