terça-feira, 20 de maio de 2008

Olha o 'ólho'!

Texto adaptado, autor desconhecido

O que fazer com o óleo usado? É, aquele mesmo que usamos para passar o bife ou fritar umas batatinhas... Você sabe aonde joga os óleos das frituras em casa? Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, devemos jogar o óleo na pia ou por qualquer outro RALO, certo? ERRADO!

Esfriado e em contato com a água, o óleo se transforma numa pasta gordurosa, obstruindo o interior dos encanamentos.

É verdade que já há tecnologia para dar um tratamento mais adequado à esse resíduo que costuma entupir as caixas de esgoto, garantindo SUSTENTABILIDADE à vida útil do produto. Já existe quem recolha o produto para produzir sabonete, hidratante, shampoo e principalmente BIODIESEL, no entanto nem todos os que fazem o recolhimento deste resíduo possuem uma logística adequada, que permita que os consumidores mais conscientes dêem o destino mais correto, logo, para estes consumidores o método de descarte mais eficiente deve ser o conhecido 'MÉTODO DO CACHORRO': cava um buraco e enterra tudo.

Jogar pelo ralo é um dos MAIORES ERROS que podemos cometer. Mas por que fazemos isso?
Porque infelizmente NINGUÉM nos diz como fazer, ou simplesmente nunca tivemos curiosidade em nos informar. Sendo assim, o melhor a fazer é colocarmos os óleos utilizados numa daquelas garrafas de refrigerante, fechá-las e jogá-las no lixo normal (ou seja, o LIXO ORGÂNICO).

Este é o destino dado ao 'lixo' na maioria das cidades brasileiras, aonde este buraco também é conhecido como aterro sanitário, o que nem sempre é a melhor opção, mas neste caso é uma opção válida.

Obs: 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa - dados referentes a banho, comida e consumo - no período de 40 anos.

Clique Aqui!

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Oi,eu nunca joguei na pia.....Sempre no lixo....Dou preferência a comidas saudáveis.....Frituras em último caso...Costumo DOAR no Colégio Imaculada Conceição,na Praia de Botafogo , Rj.....Eles encaminham a um destino legal....

celinha disse...

Você já tem um endereço ao qual se possa recorrer para recolhimento do óleo usado e quardado para reutilização?
Seria bom publicá-lo.